Avançar para o conteúdo principal

Interface modernas com Python e Tkinter

Fiz um curso oneline e grátis de Python no canal Curso em Video do youtube, é um curso muito bom e recomendo. 
Meu próximo passo foi aprender interface gráfica ou User Interface (UI), por eu ser utilizador linux me ficou muito fácil usar o GTK com Glade mas eu precisava partilhar meus programas com amigos e colegas que na sua maioria usa window. Então tive que buscar uma bliblioteca mais mutliplaforma.
Pesquisei várias mas a mais simples me pareceu a biblioteca ou modulo nativo do Python o Tkinter, depois de aprender e gostar vi que interfaces têm a aparência muito antiga ou feia (se me permitem). Fiz várias pesquisas e atingi uma qualidade que julgo aceitável e com uma vantagem de os softwares ficam bem leves e concomitantemente mais rápidas e são multiplataforma.
Observem exemplos do nível que me refiro:
Calculadora IPv4
Sistema de venda janela Login
Imagem de Sistema de venda janela principal
Sistema de venda janela principal
imagem de Sistema de venda janela vender
Sistema de venda janela vender
Que acharam? 
Eu fiquei emocionado com o nível de qualidade em UI que consegui atingir com o modulo Tkinter, aliado essa vantagem ainda é leve, multiplataforma.
O segredo que usei para atingir esse nível é o ttk uma "class" interna do Tkinter.
Se estiverem interessados, posso criar um tutorial step by step (passo à passo).
Abraços...


Comentários

  1. Bastante criativo, a interface é simples e aparenta-me ser de fácil uso para o utilizador. Gostei, parabéns Ngoma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu colega. Tua opinião tem valor para mim.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Configuração de interface de rede Ubuntu server 16.04

A distribuição linux Ubuntu server como o nome indica é uma distribuição para servidores muito forte principalmente no que tange a serviços web. Uma das configurações primárias e importantes nos sistemas servidor é a configuração da placa de rede. A seguir mostramos como configura-la: No terminal digite: sudo vim /etc/network/interfaces ou  sudo nano /etc/network/interfaces auto eth0 iface eth0 inet  static address 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0 network 192.168.0.0 broadcast 192.168.1.255 gateway 192.168.0.10 dns-nameserver 8.8.4.4 *   Se não colocares a configuração de DNS (última linha) o servidor terá serias dificuldades para aceder a Internet. Fonte:  https://www.youtube.com/watch?v=j8unUvfCbC4

Aumentando a capacidade de upload de servidores apache

 Quando se trabalha com servidor web particularmente o apache, o upload de arquivos (docs, imagens, vídeos e outros), o seu tamanho é limitada a 2MB por padrão, tive esse problema em ambientes de desenvolvimento, talvez a aconteça em ambientes de produção. Para resolver esse problema siga os seguintes passos: Com o editor de texto como nano, vi, vim ou outro abra o ficheiro: vi  /etc/php/7.0/apache2/php.ini Localiza a linha 656,1:  post_max_size = 8M altere o valor 8M para o desejado, 50M (por exemplo). Localize a linha 809,1:  upload_max_filesize = 2M altere o valor 2M para o desejado, 50M (por exemplo). Localize a linha 812,1:  upload_max_filesize = 2 altere o valor 2 para o desejado, 50 (por exemplo). Salve as alterações feitas (no caso do vi) pressione ESC; digite :wq; precione enter. Por fim reinicie o apache, pode usar o comando: sudo etc/inie.d/apache2 restart Outros Para o caso do moodle, a versão que usei recomenda habilitar a linha 888,1 do mesmo ficheiro: ;extension=php_mbst