Avançar para o conteúdo principal

Configuração de interface de rede Ubuntu server 16.04

A distribuição linux Ubuntu server como o nome indica é uma distribuição para servidores muito forte principalmente no que tange a serviços web. Uma das configurações primárias e importantes nos sistemas servidor é a configuração da placa de rede. A seguir mostramos como configura-la:

No terminal digite:

sudo vim /etc/network/interfaces

ou sudo nano /etc/network/interfaces

auto eth0

iface eth0 inet static

address 192.168.0.1

netmask 255.255.255.0

network 192.168.0.0

broadcast 192.168.1.255

gateway 192.168.0.10

dns-nameserver 8.8.4.4



* Se não colocares a configuração de DNS (última linha) o servidor terá serias dificuldades para aceder a Internet.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=j8unUvfCbC4


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Interface modernas com Python e Tkinter

Fiz um curso oneline e grátis de Python no canal Curso em Video do youtube , é um curso muito bom e recomendo.  Meu próximo passo foi aprender interface gráfica ou User Interface (UI), por eu ser utilizador linux me ficou muito fácil usar o GTK com Glade mas eu precisava partilhar meus programas com amigos e colegas que na sua maioria usa window. Então tive que buscar uma bliblioteca mais mutliplaforma. Pesquisei várias mas a mais simples me pareceu a biblioteca ou modulo nativo do Python o Tkinter , depois de aprender e gostar vi que interfaces têm a aparência muito antiga ou feia (se me permitem). Fiz várias pesquisas e atingi uma qualidade que julgo aceitável e com uma vantagem de os softwares ficam bem leves e concomitantemente mais rápidas e são multiplataforma. Observem exemplos do nível que me refiro: Calculadora IPv4 Sistema de venda janela Login Sistema de venda janela principal Sistema de venda janela vender Que acharam?  Eu fiquei emocionado com o nível de qualidade em UI q

Aumentando a capacidade de upload de servidores apache

 Quando se trabalha com servidor web particularmente o apache, o upload de arquivos (docs, imagens, vídeos e outros), o seu tamanho é limitada a 2MB por padrão, tive esse problema em ambientes de desenvolvimento, talvez a aconteça em ambientes de produção. Para resolver esse problema siga os seguintes passos: Com o editor de texto como nano, vi, vim ou outro abra o ficheiro: vi  /etc/php/7.0/apache2/php.ini Localiza a linha 656,1:  post_max_size = 8M altere o valor 8M para o desejado, 50M (por exemplo). Localize a linha 809,1:  upload_max_filesize = 2M altere o valor 2M para o desejado, 50M (por exemplo). Localize a linha 812,1:  upload_max_filesize = 2 altere o valor 2 para o desejado, 50 (por exemplo). Salve as alterações feitas (no caso do vi) pressione ESC; digite :wq; precione enter. Por fim reinicie o apache, pode usar o comando: sudo etc/inie.d/apache2 restart Outros Para o caso do moodle, a versão que usei recomenda habilitar a linha 888,1 do mesmo ficheiro: ;extension=php_mbst